publicidade
cria

Trabalhadores da Saúde da ilha de Bom Jesus dos Passos e pessoas com deficiência são vacinados no 3º dia de imunização em Salvador

Segundo o prefeito Bruno Reis até o final de quarta-feira, Salvador tinha 5.317 pessoas imunizadas em 45 pontos. Lar Fonte da Fraternidade é o primeiro abrigo para pessoas com deficiência severa a receber as vacinas

Por Redação em 21/01/2021 às 16:07:21

Segundo o prefeito Bruno Reis até o final de quarta-feira, Salvador tinha 5.317 pessoas imunizadas em 45 pontos. Lar Fonte da Fraternidade é o primeiro abrigo para pessoas com deficiência severa a receber as vacinas

Valter Pontes/Secom

Pessoas com deficiências severas e colaboradores do Lar Fonte da Fraternidade, no bairro de Capelinha do São Caetano, em Salvador, foram vacinadas nesta quinta-feira (21), terceiro dia de imunização. Trabalhadores da saúde que atuam na Ilha de Bom Jesus dos Passo, que pertence a Salvador, também começaram a ser vacinados nesta manhã.

Na instituição, a primeira do tipo a receber as vacinas, 10 abrigados e sete colaboradores foram imunizados com a primeira aplicação da Coronavac. Segundo o prefeito Bruno Reis, que estava no local, até o final de quarta, Salvador tinha 5.317 pessoas imunizadas em 45 pontos.

O Lar Fonte da Fraternidade é uma residência inclusiva que oferta serviço de proteção especial de alta complexidade para acolhimento de jovens e adultos com deficiência grave, em situação de vulnerabilidade e risco social.

A primeira vacinada no local foi Giliane Gomes, 25 anos. Indígena pataxó, ela é portadora de deficiência mental e está abrigada na instituição desde os oito anos, após ser rejeitada pela família.

O prefeito afirmou que a expectativa é que até este final de semana o processo de vacinação seja concluído na cidade e que aguarda do governo federal o envio de nova remessa de doses para o prosseguimento da campanha. Salvador recebeu 42 mil doses da Coronavac no início desta semana.

De acordo com a prefeitura, além do Lar Fonte da Fraternidade, a vacinação ocorre em outras instituições de longa permanência e unidades de saúde. A meta é imunizar mais de 4 mil pessoas nesta quinta.

"Nesta manhã, estamos em mais de 21 pontos. Inclusive, as vacinas já começam a chegar nas ilhas", falou bruno Reis.

Imunização na Ilha de Bom jesus dos Passos

Médico coordenador do gripário da ilha de Bom jesus dos Passo foi o primeiro da unidade a ser imunizado

Divulgação/Secom

Os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 na Ilha de Bom Jesus dos Passos também começaram a ser imunizados nesta quinta.

Após a retirada das doses no Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, na Avenida Vasco da Gama, os vacinadores enfrentaram uma travessia de aproximadamente uma hora de lancha rápida para chegar até a ilha. As doses da CoronaVac foram aplicadas em colaboradores do gripário da localidade.

O coordenador médico do gripário, Ricardo Oliveira, foi primeiro profissional da unidade a ser imunizado.

"Estávamos todos ansiosos por essa ocasião. Durante toda a pandemia, enfrentamos enormes desafios, ficamos distantes dos nossos entes queridos e hoje a vacina nos dá um novo ânimo e esperança de dias melhores", falou.

No total, 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos, bem como recepcionistas e agentes de higienização, receberão a primeira dose da vacina na unidade. Após 14 dias, as equipes retornarão para a unidade para aplicar a dose de reforço e assegurar a proteção completa aos trabalhadores.

Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.

Assista aos vídeos do Bahia Meio Dia


APOIADORES:


Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários