publicidade
cria

Dia do Gari: coleta e limpeza de lixo estão suspensas nesta quinta-feira (16) no Distrito Federal (DF)

Serviços serão retomados nesta sexta-feira (17). Objetivo é chamar atenção para limpeza urbana e para valorização dos profissionais.

Por Brenda Ortiz, g1 DF em 16/05/2024 às 12:32:08
SLU-DF/Divulgação

SLU-DF/Divulgação

A coleta, varrição e catação de lixo estão suspensas, nesta quinta-feira (16), no Distrito Federal, por causa do Dia do Gari. A população deve manter os resíduos dentro de casa ou dos comércios até esta sexta-feira (17), quando o serviço será retomado

.Desde o ano passado, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) adota o Dia Sem Lixo — data em que a população deve ter atenção redobrada à produção e ao descarte de resíduos. O objetivo é chamar a atenção para a limpeza urbana e para a valorização dos garis.

O ponto facultativo não se aplica aos servidores da autarquia e não afeta o funcionamento das Usinas de Tratamento Mecânico Biológico, da Unidade de Recebimento de Entulhos, do Aterro Sanitário de Brasília, das Instalações de Recuperação de Recicláveis e dos papa-entulhos.


Atenção ao descarte ??

Se não for possível adiar o descarte, o morador pode procurar um dos mais de 500 papa-lixos ou um dos 23 papa-entulhos distribuídos no Distrito Federal.

  • Papa-lixos: contêineres semienterrados preparados para receber resíduos da coleta convencional, ou seja, todo o material que não vai para a coleta seletiva ?????;
  • Papa-entulho: espaço adequado para o descarte de restos de obra, móveis velhos e outros itens volumosos? ????.

Esses equipamentos estão disponíveis em:

A população também deve ter atenção, diariamente, com o descarte de lixo no chão. Embalagens, papéis, entre outros itens, devem ser inseridos em alguma das mais de 21 mil lixeiras do SLU instaladas em todas as regiões administrativas.


O que fazer no Dia Sem Lixo?

  • Manter os resíduos sólidos dentro de casa ou do comércio e só os dispor para coleta na rua na sexta-feira (17);
  • Se preferir, utilizar algum papa-lixo ou papa-entulho, conforme as especificidades de cada equipamento;
  • Evitar jogar lixo nas ruas. Procurar a lixeira mais próxima ou guardar os resíduos consigo até encontrar um local apropriado para descarte;
  • Propagar a informação: comunicar vizinhos, familiares e amigos sobre o Dia sem Lixo e como cada um pode ajudar na limpeza da cidade.


Fonte: G1 DF

Comunicar erro

Comentários