publicidade
cria

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep), avalia proficiĂȘncia de estrangeiros em lĂ­ngua portuguesa

Começa nesta terça-feira (24) a aplicação do exame para a obtenção do Certificado de ProficiĂȘncia em LĂ­ngua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2023/2.

Por Redação Agência Brasil em 23/10/2023 às 13:23:50

Começa nesta terça-feira (24) a aplicação do exame para a obtenção do Certificado de ProficiĂȘncia em LĂ­ngua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2023/2. As provas escrita e oral serão aplicadas até o dia 26 no Brasil e no exterior. O Celpe-Bras é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiĂȘncia em portuguĂȘs como lĂ­ngua estrangeira.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep), os postos onde as provas serão aplicados são instituições de educação superior, representações diplomĂĄticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da lĂ­ngua portuguesa. Os resultados serão divulgados no dia 15 de dezembro.

Segundo o Inep, o participante deverĂĄ comparecer no local de aplicação do exame com uma antecedĂȘncia mĂ­nima de 30 minutos, em relação ao horĂĄrio previsto para o inĂ­cio das provas. "Para a realização do exame no exterior, é obrigatória a apresentação de passaporte ou do documento de identificação oficial com foto, vĂĄlido no paĂ­s de realização do exame", acrescentou o instituto.

No caso dos participantes que farão a prova no Brasil, é obrigatória a apresentação de documento de identificação oficial com foto. Entre os documentos que podem ser apresentados estão as identidades expedidas por secretarias de Segurança PĂșblica, Forças Armadas e policias Militar e Federal; bem como as expedidas pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e carteiras (e documentos provisórios) de Registro Nacional Migratório.

Podem também ser apresentados documentos de identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes ; passaporte; carteiras de habilitação e de trabalho; e documentos digitais – desde que com foto (e-TĂ­tulo, CNH digital e RG digital).

A prova escrita avalia, de forma integrada, a compreensão oral e imagética, a leitura e a produção escrita em lĂ­ngua portuguesa. JĂĄ a prova oral (interação face a face) avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da lĂ­ngua.

"A proficiĂȘncia é avaliada a partir do resultado do participante nas duas partes. Isso inclui prĂĄticas de uso da lĂ­ngua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em portuguĂȘs, no Brasil", detalha o Inep.

Para acessar o edital do Celpe-Bras 2023/2, clique aqui.



Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios