publicidade
cria

Na Bahia, presidente Lula inaugura hospital e agradece a solidariedade do povo brasileiro pelo apoio ao Rio Grande do Sul (RS)

Lula se emocionou ao falar das enchentes e lembrar os momentos em que viveu situação semelhante

Por Redação G1 BA em 10/05/2024 às 22:26:55
Feijão Almeida/GOV BA

Feijão Almeida/GOV BA

O presidente Luiz In√°cio Lula da Silva (PT) veio à Bahia, nesta sexta-feira (10), para a inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), e do novo prédio do Campus Paulo Freire, da Universidade Federal do Sul da Bahia, ambos em Teixeira de Freitas. Durante a cerimônia de inauguração da unidade de saúde, Lula prestou homenagem às vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul.

"Em primeiro lugar, eu queria pedir que a gente fizesse um minuto de sil√™ncio em solidariedade às pessoas que perderam familiares nas enchentes do Rio Grande do Sul. Em segundo lugar, para as pessoas que estão desaparecidas e, em terceiro lugar, para milhares e milhares de gaúchos que estão fora das suas casas por conta de uma cat√°strofe ambiental", declarou.

Lula se emocionou ao falar das enchentes e lembrou os momentos em que viveu situação semelhante à que milhares de gaúchos estão vivendo.

"Quando eu falo de enchente não é porque eu vi na televisão. Eu falo de enchente porque j√° tive dezenas de enchentes na minha vida. J√° acordei muitas vezes de madrugada brigando com rato, com barata, com fezes boiando dentro de casa, tentando tirar a minha mãe porque o fogão j√° tinha perdido, a geladeira j√° tinha perdido, a televisão j√° estava perdida, o colchão j√° estava perdido, a mesa de fórmica da cozinha j√° tinha perdido".

O presidente destacou ainda a solidariedade do povo brasileiro.

"Eu nunca vi tanta solidariedade, tanta compaixão como estou vendo agora do povo brasileiro ajudando, de corpo e alma, cada mulher, cada homem, cada criança, cada pessoa que est√° desesperada com o volume de chuva que até então a gente desconhecia. Obrigada Bahia e obrigada Nordeste brasileiro pela solidariedade, pelo apoio que voc√™s estão dando.

Além do presidente Lula, participaram do evento o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Nísia Trindade, da Saúde, e Camilo Santana, da Educação, além de senadores, deputados, prefeitos e outras autoridades.

Ainda no extremo sul


Presidente Lula inaugura novo prédio do campus Paulo Freire da UFSB — Foto: Ricardo Stuckert / PR

Presidente Lula inaugura novo prédio do campus Paulo Freire da UFSB — Foto: Ricardo Stuckert / PR


Antes da inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias, Lula visitou a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e entregou o novo prédio do Campus Paulo Freire. A unidade conta com 30 salas de aula e 16 laboratórios.

O presidente retorna a Brasília ainda nesta sexta-feira (10). Ele disse que vai passar o fim de semana "pensando no Rio Grande do Sul" e que, terça-feira (14), deve anunciar mais medidas para auxiliar a região afetada pelos temporais.

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB)

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) é considerado a maior unidade hospitalar do extremo sul da Bahia. De acordo com o governo do estado, foram investidos mais de R$ 200 milhões, entre obras, equipamentos e mobili√°rio. A unidade conta com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pedi√°trica. O hospital foi projetado como refer√™ncia para os 21 municípios da região, beneficiando mais de 800 mil habitantes.


Lula visita hospital inaugurado em Teixeira de Freitas no extremo sul da Bahia — Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula visita hospital inaugurado em Teixeira de Freitas no extremo sul da Bahia — Foto: Ricardo Stuckert / PR


O HECB dispõe de centro de bioimagem com ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, endoscopia e raio-x. Completam a estrutura sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica, além de diversos serviços da √°rea de oncologia.

Outras ações

Durante o evento, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, anunciou a ativação de duas superintend√™ncias da Caixa na Bahia, nos próximos 30 dias, nas cidades de Vitória da Conquista e Itabuna.

Também foi assinado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e pela secret√°ria da Saúde da Bahia, Roberta Santana, o Termo de Adesão do estado ao programa Mais Acesso a Especialistas do Ministério da Saúde.

O que é o Mais Acesso a Especialistas

O Programa Mais Acesso a Especialistas - PMAE, também chamado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde - AES.

A partir do programa, quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame, ele não precisar√° mais ficar em v√°rias filas. O paciente ser√° encaminhado a um serviço de saúde que realiza todas, ou a maioria, das consultas com especialistas e exames diagnósticos necess√°rios.

O serviço é supervisionado pela secretaria de saúde do estado que vai garantir que tudo seja realizado em no m√°ximo 30 ou 60 dias, a depender da situação.




Fonte: G1 BA

Comunicar erro

Coment√°rios