publicidade
cria

Polícia Civil apura escândalo do pix no Brasil Urgente da Bahia

Por Redação Bahia Notícias em 04/05/2023 às 13:45:58
Divulgação

Divulgação

Pelo menos uma denúncia foi registrada na Polícia Civil da Bahia sobre um suposto "golpe do pix" envolvendo o programa Brasil Urgente da Bahia . De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, a apuração segue a mesma linha do "escândalo do pix" registrado na TV Record Bahia e que culminou com o afastamento de jornalistas da equipe do programa Balanço Geral.

Segundo os denunciantes, eram requisitadas doações no jornal vespertino da Band Bahia, porém os recursos não eram repassados às pessoas a que se destinavam os valores transferidos por espectadores. Pelo menos duas das supostas vítimas já teriam prestado depoimento à polícia, de acordo com relato de uma das partes já ouvidas.

"Há um inquérito para investigação sobre fraude em relação às campanhas solidárias no programa. A cliente afirma que não recebeu as doações devidas. Não houve a contraprestação sobre o que foi arrecadado. Não houve transparência", indicou o advogado de uma das denunciantes, que preferiu não ser identificado. Conforme o relato da suposta vítima, após reclamação à produção do programa foram entregues cinco cestas básicas, doadas por uma empresa privada e que não teriam relação com o pedido de doações feito na transmissão.

No entanto, não há informações adicionais sobre eventuais beneficiários do suposto esquema e sobre apurações internas da emissora.

CASO RECORD BAHIA

O "Escândalo do Pix", apura possíveis fraudes que teriam ocorrido por meio de arrecadação de doações para pessoas em estado de vulnerabilidade social, em campanhas divulgadas na Record TV Itapoan, durante o programa Balanço Geral.

Citados no esquema, o jornalista e o editor-chefe foram demitidos da emissora.

Os envolvidos teriam desviado cerca de R$ 800 mil destinados a pessoas carentes que fizeram apelos no programa. O repórter e o produtor foram citados em depoimentos de supostas vítimas. Um dos relatos aponta que o jornalista teria intermediado para colocar o PIX, que seria de um rifeiro famoso, no gerador de caracteres da tela do programa Balanço Geral.

Em conversa com o Bahia Notícias, o advogado do jornalista negou o envolvimento do seu cliente no caso.

De acordo com a Polícia Civil, dois jornalistas são investigados e cerca de 20 pessoas, que se apresentam como vítimas e funcionários da TV Itapoan, já foram ouvidas sobre o caso.


Fonte: Bahia Notícias

Comunicar erro

Comentários