publicidade
cria

Exame Nacional do Ensino MĂ©dio (Enem) 2024: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Começa nesta segunda-feira (15) o perĂ­odo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino MĂ©dio (Enem) 2024.

Por Redação Agência Brasil em 15/04/2024 às 22:23:41

Começa nesta segunda-feira (15) o perĂ­odo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que segue até 26 de abril, vale também para justificativas de ausĂȘncia na edição de 2023.

Os interessados devem pedir a isenção pela PĂĄgina do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperĂĄ-la seguindo orientações disponĂ­veis na própria plataforma.

Quem tem direito

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep) prevĂȘ a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:

- Matriculados na 3ÂȘ série do ensino médio em 2024 em escola da rede pĂșblica declarada ao Censo Escolar;

- Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pĂșblica ou como bolsista integral em escola privada;

- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de famĂ­lia de baixa renda, com registro no CadÚnico.

Justificativa de ausĂȘncia

Segundo o Inep, quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausĂȘncia caso queira participar da edição deste ano gratuitamente.

Confira o cronograma completo do Enem 2024:

- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausĂȘncia:?de 15 a 26 de abril

- Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausĂȘncia:?13 de maio

- PerĂ­odo de recursos:?de 13 a 17 de maio

- Resultado dos recursos:?24 de maio

O exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação bĂĄsica. Instituições de ensino pĂșblicas e privadas utilizam o exame para selecionar estudantes.

Os resultados são listados como critério Ășnico ou complementar em processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxĂ­lios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios