publicidade
cria

O antes e o depois do Centro de Saúde Juraci Pereira de Jesus em Baixa Grande

Por SERGIO RIOS em 07/03/2024 às 21:44:13

O Centro de Saúde Juraci Pereira de Jesus, é uma das primeiras unidades de saúde da história de Baixa Grande, provavelmente construído nas primeiras administrações de Durval Miranda e Milton Pamponet Ribeiro, ex-prefeitos de nossa cidade entre as décadas de 1950, 1960 e 1970, os quais fizeram muitas obras e ações, apenas com recursos municipais e que beneficiam nossa população até os dias de hoje. Nosso Posto de Saúde leva o nome de Juraci Pereira de Jesus (em memória), um dos cidadãos mais humanos da história social e cultural de Baixa Grande, pessoa que serviu e ajudou com carinho e dedicação, diversos de nossos munícipes quando precisam de algum atendimento na área de saúde, em épocas que nosso município não era munido de muitos serviços médicos. A exemplo dos saudosos Amado Fontoura e Heraldo Miranda, Juraci Pereira, irmão de dona Rita de seu Muliquinho, também deixou o seu nome marcado em nossa memória local como um dos importantes benfeitores que ajudava a cuidar da saúde da população de Baixa Grande, sem pedir nada em troca. Após a sua morte, o Posto de Saúde de nosso município, localizado na rua Dr. Claudionor Oliveira (Rua Nova), ganhou o nome de Juraci Pereira de Jesus, em homenagem a essa pessoa que havia contribuído tanto na área saúde local.

As fotografias são dos anos de 2004 e 2024, onde atualmente nosso Posto oferece os seguintes serviços de segunda a sexta, das 07:30h às 11:50h, e das 14:00h às 16:50h.

São ofertados os seguintes atendimento: Odontológico, realização e acompanhamento de pré-natal, puericultura, apoios de cultura com as crianças, atendimento médico clínico geral e hiperdia (hipertensão e diabético), realização de curativos, vacinações, planejamento familiar com orientações de prevenção a doenças, acompanhamento de triagens com aferição de pressão, glicemia, exames preventivos, testes do pezinho (recém nascido), sífilis, DSTs e HIV/Aids (gestantes).

Hoje no Centro de Saúde Juraci Pereira de Jesus funciona duas Unidades Básica de Saúde (UBS) Sede 2 e Sede 3, sala de vacina e a rede frio.

Deixamos aqui nossa homenagem para todos (as) que prestam serviços e que já trabalharam no Centro de Saúde Juraci Pereira de Jesus, que há mais de 50 anos tem contribuído com o bem-estar da saúde em Baixa Grande. . . .

#BaixaGrande

#postomedico

#centrodesaúde





Fonte: Memórias de Baixa Grande

Comunicar erro

Comentários