publicidade
cria

Senado institui Medalha Maria QuitĂ©ria para homenagear mulheres que se destacaram na luta pela equidade de gĂȘnero

Medida tambĂ©m visa celebrar BicentenĂĄrio da IndependĂȘncia do Brasil

Por Redação Agência Brasil em 17/11/2022 às 15:53:06
Joá Souza/Secom

Joá Souza/Secom

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, instituiu a Medalha Maria Quitéria, destinada a celebrar o BicentenĂĄrio da IndependĂȘncia do Brasil e a homenagear mulheres que se destacaram na luta pela equidade de gĂȘnero. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (17) no DiĂĄrio Oficial da União (DOU) e jĂĄ entrou em vigor.

Segundo a publicação, a cerimônia de entrega da Medalha serĂĄ realizada em sessão do Senado Federal, especialmente convocada para esse fim, que poderĂĄ contar com a presença das homenageadas.

As concorrentes à Medalha serão indicadas por senadores e senadoras, mediante justificativa circunstanciada dos méritos das indicadas. A apreciação dos nomes serĂĄ de competĂȘncia da bancada feminina no Senado.

A bancada feminina deverĂĄ estabelecer os critérios para as indicações, definir, a cada ano, o período para recebimento das indicações e o quantitativo de agraciadas, avaliar e selecionar as indicações e encaminhar o nome à Mesa e propor a data destinada à cerimônia de premiação.

É facultado à bancada feminina no Senado estabelecer categorias de premiação, de acordo com a esfera de atuação das indicadas. Uma vez escolhidas as agraciadas, os nomes serão divulgados por meios de comunicação e em sessão plenĂĄria.

O custeio das despesas necessĂĄrias à confecção e à entrega da Medalha Maria Quitéria, além do deslocamento e à hospedagem das mulheres serão feitos através do orçamento do Senado.

Maria Quitéria lutou npela independĂȘncia do Brasil — Foto: DOMENICO FAILUTTI_ACERVO DO MUSEU PAULISTA DA USP/BBCMaria Quitéria lutou npela independĂȘncia do Brasil — Foto: DOMENICO FAILUTTI_ACERVO DO MUSEU PAULISTA DA USP/BBC

Fonte: G1 BA

Comunicar erro

ComentĂĄrios