publicidade
cria

Pneumologista alerta sobre doenças respiratórias devido à variação de temperatura

Como forma de evitar as doenças respiratórias, o médico Renato Pires Freitas destacou a importância de evitar as mudanças agudas de uma temperatura para outra

Por Gabriel Gonçalves em 09/04/2021 às 09:28:39
Ney Silva/Acorda Cidade

Ney Silva/Acorda Cidade

Quando há mudanças na temperatura você costuma ter resfriados? As variações climáticas fazem com que o mecanismo de adaptação do sistema respiratório fique com baixa imunidade.

O médico pneumologista Renato Pires Freitas, explicou em entrevista ao Acorda Cidade, que as células de defesa ficam mais imobilizadas e os movimentos se tornam lentos, provocando secreções nas vias respiratórias.
"Precisamos esclarecer que a mudança da temperatura do indivíduo saindo de uma local muito quente para um mais frio, ocorre pelo mecanismo de adaptação em nosso sistema respiratório e isso faz com que baixe a nossa imunidade e as células de defesas locais ficam mais imobilizadas e os movimentos ficam mais lentos, juntando a secreção na via respiratória, facilitando as infecções. É importante ressaltar que a principal causa de infecção respiratória no frio, são as aglomerações, porque quando a temperatura baixa, as pessoas tendem a ficar em casa e se aglomerar, se uma dessas pessoas estiverem doentes, a transmissão aérea se processa e todos ficam doentes", explicou.
De acordo com o pneumologista, o ar seco durante o período mais quente, prejudica as funções do aparelho respiratório, provocando infecções.
"Uma das funções do aparelho respiratório é umidificar o ar que respiramos da natureza. Se esse ar está muito seco, o que acontece? Esse mecanismo de umidificação trabalha muito mais, mas não conseguem umidificar o ar que respiramos e com isso gera um ressecamento das vias respiratórias, resseca as secreções e dificulta a drenagem pelas vias, consequentemente facilitando a infecção", destacou o médico.
Pessoas que possuem doenças crônicas devem ter bastante cuidado. Segundo o médico Renato Pires Freitas, estes pacientes possuem imunidade baixa e com a condição adversa do ar, as infecções são mais frequentes
"As pessoas que são dispostas e que sofrem de doenças crônicas como diabetes, doenças de enfisema pulmonar, doenças cardíacas e estão em tratamento de câncer, essas pessoas possuem baixa imunidade e com a condição adversa do ar, as infecções são mais frequentes e mais perigosas", relatou o pneumologista.
Como forma de evitar as doenças respiratórias, o médico Renato Pires Freitas destacou a importância de evitar as mudanças agudas de uma temperatura para outra.
"É preciso evitar essa transação de uma temperatura muito alta para uma temperatura mais baixa de forma rápida. Se o ar estiver seco, usar umidificadores, se o local estiver quente, procurar ir para um local mais sombreado. É muito comum as pessoas nos momento de temperatura mais elevada, ao sair de um lugar na prática esportiva se empanturrar de sorvetes e com isso, a temperatura do corpo cai de vez e por isso, as vias ficam enfraquecidas e se instala as infecções, como as gripes, resfriados, bronquites e pneumonia", finalizou.

Fonte: Acorda Cidade

Comunicar erro

Comentários