publicidade
cria

21 de março Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

A data de 21 de março Ă© conhecida por ser o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial e Ă© um marco na batalha pelas conquistas de direitos sociais para a população negra

Por Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil em 21/03/2021 às 12:34:24
Google

Google

A data de 21 de março é conhecida por ser o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial e é um marco na batalha pelas conquistas de direitos sociais para a população negra. A data foi instituĂ­da pela ONU (Organização das Nações Unidas) em memória às 69 vĂ­timas fatais do "Massacre de Sharpeville", ocorrido em 1966, na África do Sul. Em meio ao apartheid, 20 mil pessoas negras protestavam pacificamente contra a instituição da Lei do Passe, que previa a obrigatoriedade de negros portarem cartões de identificação nos quais constavam os locais aonde eles poderiam ir, quando tropas do exército local começaram a atirar contra os manifestantes – 186 pessoas ficaram feridas após o massacre.

A Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, tratado internacional de direitos humanos adotado pela Assembleia das Nações Unidas, define discriminação racial como:

"toda distinção, exclusão, restrição ou preferĂȘncia baseada em raça, cor, descendĂȘncia ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercĂ­cio em um mesmo plano (em igualdade de condição) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos polĂ­tico, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pĂșblica".

Todos os dias temos que lutar contra a discriminação racial, esta data é importante para relembrarmos as fases perversas do racismo e, por que temos que lutar para sua erradicação.

Nós do Grupo Mulheres do Brasil não podemos deixar de lembrar essa data e trazermos algumas reflexões, uma vez que o combate à discriminação racial é uma de nossas premissas.

A discriminação racial perpetua desigualdades, precisamos intensificar nossos esforços para construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

Uma das principais formas de luta contra a discriminação racial é a educação e, para isso, o Grupo Mulheres do Brasil, por meio do ComitĂȘ de Igualdade Racial, realiza diversas ações para combater estereótipos que estigmatizam indivĂ­duos por causa da sua cor de pele. Lançamos nossa cartilha sobre racismo, que pode ser acessada neste link, trabalhamos com palestras em empresas para conscientização sobre o racismo, educamos as crianças para que não reproduzam o racismo e que conheçam a história dos ancestrais do povo que é a maioria da população brasileira.

Acreditamos que para termos uma sociedade mais igualitĂĄria precisamos de mais representatividade, ou seja, mais negros em espaço de poder, na mĂ­dia, no mercado de trabalho, etc. O comitĂȘ de igualdade luta para que as empresas sejam mais diversas e para que tenhamos mais mulheres negras em cargo de liderança. Para avançarmos nessa luta precisamos de aliados.

"Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessĂĄrio ser antirracista." Angela Davis

Uma reflexão que deixamos é como nos tornarmos aliados nessa luta contra a discriminação racial, citamos um trecho do artigo de Denise Carreira publicado na Revista Conectas, edição 28, publicada em novembro de 2018:

"Por fim, vale dizer que a transformação almejada exige, sobretudo, uma disposição para que as pessoas brancas se coloquem ativamente como aprendizes nessa reconstrução das relações raciais, enfrentando o desconforto, o medo, o desconhecimento; reeducando olhares e escutas; refletindo e avaliando suas ações em diĂĄlogo com pessoas negras e indĂ­genas; desconstruindo a produção de privilégios, das discriminações e das violĂȘncias no cotidiano e nas instituições e se abrindo para descobrir tudo aquilo que perdemos aos longo de séculos e atualmente – como seres humanos – ao negar o reconhecimento da dignidade, dos conhecimentos, da história, das culturas e dos valores civilizatórios dos povos africanos, afro-brasileiros e indĂ­genas".

Assista o vĂ­deo gravado em 2018: Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial






Fonte: Grupo Mulheres do Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios