publicidade
cria
IMPRESSO MAIS

Sem desfile nas ruas, fiéis celebram Festa de Reis na Igreja da Lapinha

Pandemia obrigou o cancelamento dos desfiles, mas celebrações ocorreram no templo, seguindo os protocolos de saúde. Igreja da Lapinha modifica a tradicional Festa de Reis em meio à pandemia

Por SERGIO RIOS em 06/01/2021 às 13:27:49
Pandemia obrigou o cancelamento dos desfiles, mas celebrações ocorreram no templo, seguindo os protocolos de saúde. Igreja da Lapinha modifica a tradicional Festa de Reis em meio à pandemia

Mesmo com as mudanças por conta da pandemia, que cancelaram o tradicional desfile do Terno de Reis pelas ruas da Liberdade, em Salvador, as celebrações da Festa de Reis seguiram com a mesma beleza e empolgação na manhã desta quarta-feira (6), na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha.

Neste último dia dos festejos, as celebrações começaram às 6h, com alvorada, seguida da missa às 8h. A última, ocorrerá às 18h.

Na noite de terça-feira (5), para evitar aglomerações, o desfile dos Ternos foi substituído por uma carreata, na qual o padre responsável pela Paróquia, Romildo Pires, abençoou a população e comerciantes do bairro, de cima de um carro. Antes, os fiéis participaram de duas missas na igreja, que teve o público limitado respeitando o distanciamento social.

"Ele veio pra manifestar pra nos como devemos viver como irmãos na vida fraterna. O amor, sobretudo. Como Deus fez para se manifestar na pessoa de Jesus Cristo para todos nós", declarou o pároco.

Festa de Reis em Salvador_2021

Reprodução/TV Bahia

Como o público foi limitado, muita gente assistiu à programação do lado de fora da igreja. No momento da eucaristia, o próprio padre circulou pelo templo para distribuir a hóstia.

"É um legado que a gente carrega desde o padre Pinto, que é a pessoa que nos motivou a estar fazendo isso. É um desafio para não deixar a cultura morrer, mas a gente vai seguindo em frente", afirmou o estudante André Nascimento, que participou da celebração.

Vários ternos tradicionais de Salvador se apresentaram durante a cerimônia, com todos os componentes utilizando máscaras e evitando o contato físico. A presidente da União dos Ternos de Reis da Bahia, Isabel Nascimento, comparou como os festejos ocorriam em anos anteriores, mas não deixou de destacar a beleza da festa, mesmo com as adaptações.

"É uma emoção diferente. O costume de todo ano estar aqui com os ternos dançando essa festa linda. Mesmo assim nós estamos festejando. Trouxemos nossa alegria, nossos estandartes para festejar o Dia de Reis", declarou.

Alvorada e mais celebração

Na manhã desta quarta-feira (6), houve a alvorada às 6h, antes da missa das 8h. Seguindo a tradição, haveria a queima das palhas do presépio do menino Jesus, mas o rito também foi vetado para respeitar os protocolos de saúde e evitar a proliferação do Coronavírus.

Para participar da última missa da Festa de Reis, às 18h, o interessado deve entrar em contato com a secretaria da paróquia pelo telefone (71) 3248-9108. O limite máximo de fieis dentro do templo é de 100 pessoas.

A paróquia também está recebendo toalhas de banho, álcool, materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal, que serão doados para asilos da comunidade da Lapinha e no bairro da Liberdade.

Veja mais notícias do estado em G1 Bahia.

Assista aos vídeos do Jornal da Manhã

Fonte: G1

Comunicar erro
IMPRESSO MAIS 2

Comentários