publicidade
cria
IMPRESSO MAIS

Funcionários públicos do município de Prado - BA, dizem que foram dispensados do trabalho sem explicações: 'Sonho da minha vida'

Caso aconteceu nesta terça-feira (5). Funcionários são concursados desde 2018, mas só tomaram posse do cargo no início de dezembro de 2020, depois de uma decisão da justiça. Servidores públicos de Prado protestam após serem dispensados do trabalho sem explicações

Por Redação em 06/01/2021 às 00:01:02

Caso aconteceu nesta terça-feira (5). Funcionários são concursados desde 2018, mas só tomaram posse do cargo no início de dezembro de 2020, depois de uma decisão da justiça. Servidores públicos de Prado protestam após serem dispensados do trabalho sem explicações

Servidores públicos da cidade de Prado, extremo sul da Bahia, dizem que foram dispensados do trabalho, sem explicações. Os funcionários são concursados desde 2018, mas só tomaram posse do cargo no início de dezembro de 2020, depois de uma decisão da justiça.

A exoneração de alguns servidores foi publicada no Diário Oficial do município de Prado no final da tarde desta terça-feira. O grupo fez um protesto nesta terça-feira (5).

Ana Lúcia trabalhou como contratada do município em diversos setores por 37 anos e imaginou que a aprovação no concurso público da prefeitura em 2018 fosse a garantia da permanência dela no serviço.

"Era o sonho da minha vida mesmo de ser concursada. Foi Deus que me deu, então eu tenho que pegar ele e eles [prefeitura de Prado] estão querendo apagar esse sonho da gente, mas eles não vão apagar. Eu estou aqui com meu termo de posse, com tudo aqui nas minhas mãos", disse Ana Lúcia.

Os mais de 80 aprovados no concurso não imaginavam que teriam tanta dificuldade para assumir os cargos. O concurso foi parar na justiça e foi suspenso por suspeita de fraude.

Em 30 de novembro de 2020, o juiz substituto de prado autorizou a nomeação dos aprovados, desde que fosse feita depois das eleições.

Os novos servidores foram nomeados no dia 8 de dezembro de 2010 e trabalharam normalmente até o dia 31, mas ao retornarem aos postos de trabalho este ano, eles dizem que foram dispensados sem nenhuma justificativa.

"O meu nome não estava na escala e nem a nova coordenadora nem ninguém me comunicou, eu que fui atrás. Fui atrás, liguei e perguntei, porque eu não estava na escala se eu sou uma servidora pública? Eu fui empossada mediante a uma decisão de um juiz, ainda falei assim, que não foi uma coisa, uma brincadeira, para simplesmente descartar. Fui descartada e não me deram nenhuma explicação", contou a servidora pública, Dayane Azevedo.

Gilcemar Rosa passou no concurso para o cargo de vigia. Ele conta que ao chegar no trabalho já havia outro funcionário no lugar dele.

"Achar outra pessoa no meu lugar. Quando eu cheguei, o rapaz nem sabia o motivo na verdade, explique a situação toda e liguei para o chefe do setor. O chefe explicou que tinha ido na casa da secretária de Saúde Nilzeane Mascarenhas Novaes, que inclusive é esposa do atual prefeito, e ela informou que não tem necessidade de estar trabalhando, porque o concurso já foi cancelado, mas na verdade o concurso não foi cancelado. Eu achei até uma crueldade, porque fomos empossados", contou Gilcemar.

Cleper de Arruda ficou em primeiro lugar entre as vagas para professor e se sente injustiçado com a situação.

"Eu não aceito que coloque a minha capacidade de professor em xeque. Eu sou formado pela Universidade do Estado da Bahia, em 2011, fiz especialização em educação de campo pela Universidade São Paulo, pela USP, em 2014 e 2015 e terminei meu mestrado em 2018, na UFMG", disse o professor.

A Secretaria de Administração do município disse que a decisão de exoneração dos concursados foi para cumprir uma determinação do Tribunal de Justiça da Bahia. Em dezembro, a desembargadora Lisbete Maria Teixeira Santos determinou a suspensão de nomeações ou posses desses concursados, até o julgamento final do recurso.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Assista aos vídeos do BATV


APOIADORES:


Fonte: G1

Comunicar erro
IMPRESSO MAIS 2

Comentários