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Com 4,1 milhões de matrĂ­culas, Brasil avança na meta para creches

O Brasil tem boas chances de atingir metas previstas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), no que se refere a matrĂ­culas de crianças na educação infantil.

Por Redação Agência Brasil em 26/02/2024 às 21:55:41

O Brasil tem boas chances de atingir metas previstas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), no que se refere a matrĂ­culas de crianças na educação infantil. Esta é uma das constatações do Censo Escolar 2023, divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep).

No caso das creches, a meta proposta pelo PNE é que o total de matrĂ­culas chegue a 50% da população com idade até 3 anos, o que, de acordo com o MEC, seria "algo em torno de 5 milhões".

Algo que, segundo o diretor de EstatĂ­sticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, é bem possĂ­vel de acontecer se for levada em conta a evolução dos nĂșmeros entre 2021, quando havia 3,41 milhões de matrĂ­culas, e 2023, quando este nĂșmero subiu para mais de 4,12 milhões.

"Depois da pandemia, a gente voltou a crescer de forma bastante expressiva, ultrapassando [a marca de] 4,1 milhões de alunos matriculados em creche. Vale destacar que, se a gente tem no PNE a meta de alcançar 50% do corte até 3 anos, estamos muito próximos disso. É possĂ­vel, dependendo do comportamento da matrĂ­cula em creche em 2024, que é o Ășltimo ano do horizonte do plano", afirmou Moreno, referindo-se às 900 mil matrĂ­culas que faltam para atingir a meta.

A estimativa leva em conta, além do Censo Escolar, a população dessa faixa etĂĄria apurada no Ășltimo Censo DemogrĂĄfico do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica (IBGE).

O Censo mostra que hĂĄ 76,7 mil creches registradas no Brasil; que 66,8% das crianças estão matriculadas na rede pĂșblica e 33,2%, na rede privada. Além disso, 50,4% das crianças da rede privada estão em instituições conveniadas com o poder pĂșblico.

Além disso, o censo indica que 99,8% das crianças de creches pĂșblicas estão matriculadas em escolas municipais, 57,9% delas em tempo integral.

Pré-escola

Tendo como recorte a pré-escola, o censo mostra um total de 5,3 milhões de alunos matriculados. Segundo o MEC, esse dado "aponta para a universalização do atendimento educacional na faixa etĂĄria de 4 e 5 anos estabelecida pela Constituição Federal".

A constatação também tem por base a comparação entre as informações coletadas no censo escolar e a população dessa idade apurada no Censo DemogrĂĄfico mais recente do IBGE (5,4 milhões).

O censo mostra que 78,1% dos alunos da pré-escola estão matriculados na rede pĂșblica e que 21,9% estão matriculados na rede privada. Além disso, 15,8% dos alunos da rede privada estão em instituições conveniadas com o poder pĂșblico; e 14,2% dos estudantes estão matriculados em tempo integral.

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que esses resultados foram obtidos graças à colaboração tanto de estados quanto de municĂ­pios, enquanto frente de ações mais próximas do cidadão, como do Legislativo brasileiro, por ter aprovado leis que garantirão recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a educação.

"O governo retomou todas as obras paralisadas, com a lei aprovada no Congresso, o que inclui também no Novo PAC [que garantirĂĄ] obras para a educação bĂĄsica", disse o ministro, ao ressaltar que o resultado serĂĄ de municĂ­pios mais estimulados, de forma a garantir o cumprimento mais rĂĄpido das metas.

A primeira etapa do Censo Escolar 2023 apresenta dados sobre escolas, professores, gestores e turmas, além das caracterĂ­sticas dos alunos da educação bĂĄsica. Foram registrados 47,3 milhões de estudantes, considerando todas as etapas educacionais, distribuĂ­dos em 178,5 mil escolas.

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatĂ­stica da educação bĂĄsica. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação bĂĄsica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As estatĂ­sticas de matrĂ­culas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep, além de ser "ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municĂ­pios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das polĂ­ticas pĂșblicas educacionais".



Fonte: AgĂȘncia Brasil

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