publicidade
cria

Gilsão, zelador de passarinhos, figura lendária de Baixa Grande

Por Memórias de Baixa Grande em 20/09/2023 às 22:13:30
.Memórias de Baixa Grande

.Memórias de Baixa Grande

Gilsão foi mais uma das personalidades lendárias de nossa cidade, semelhante ao popular Nem Solinha (ainda vivo) e dentre outros "malucos beleza", como dizia o cantor Raul Seixas, ou seja, pessoas que demonstram ter um certo distúrbio mental, mas que não fazem mau a ninguém, pelo contrário, muitos até são pessoas bastante servidoras, que vivem ou viviam a sua vida tranquilamente, mesmo sofrendo com as mazelas da vida, mas sempre curando as suas dores e frustrações tomando a boa velha pinga (cachaça).

Esse era o caso de Gilson, popular Gilsão, pessoa que perdeu os pais muito cedo, não tinha irmãos ou muitos parentes próximos e passou a viver a vida sozinho em Baixa Grande, e talvez por não encontrar apoio, ou para tentar esquecer as tristezas e as dificuldades, o mesmo encontrava na bebida alcoólica o "amparo" e o alívio social.

Gilson era chamado de Gilsão, por conta da sua alta estatura e pela sua magreza, era um homem alto e muito magro, era sempre comum vê-lo vestindo apenas uma bermuda jeans, e sem camisa.

Muitas pessoas até doavam roupas para Gilsão, mas a camisa não tinha quem o fizesse vestir, o que se tornava um foto engraçado de encontra-lo nas ruas "exibindo" sua magreza, sem camisa.

Gilson era um apaixonado por criação de passarinhos, o mesmo tinha vários em sua casa, além de cuidar dos passarinhos dos donos de bares, em troca de tomar alguma bebida.

Era muito comum encontra-lo diariamente no centro de Baixa Grande, sempre comunicativo e brincalhão com as pessoas que passavam, ou no antigo Bar Casarão (como podem ver na fotografia abaixo), ou no Mercadinho JD, locais onde ele sempre estava fazendo algum favor para alguém nesses locais, zelando dos passarinhos nas gaiolas, ou tomando sua pinga.



Foto: Memórias de Baixa Grande


Aquilo que "o remediava" se tornou o carma da sua morte, infelizmente o alcoolismo e talvez o desprezo com a falta de alimentação correta venceu Gilsão, que foi mais um entre tantos sofredores brasileiros que tiveram fim semelhante.

Deixando as mazelas de lado, hoje relembramos de Gilsão como um personagem lendário e até folclórico de nosso cotidiano que também merece um lugar em nossa memória cultural.


;







Fonte: Memórias de Baixa Grande

Comunicar erro

Comentários