publicidade
cria

Família denuncia asilo de cometer abusos contra idosa em Salvador; vítima foi encontrada com hematomas; veja vídeo

Caso aconteceu no bairro de Cajazeiras, em Salvador

Por G1 BA e TV Bahia em 27/07/2023 às 12:32:29
Reprodução/TV Bahia

Reprodução/TV Bahia

A família de uma idosa de 75 anos acusa um asilo de maus-tratos, após ela ser encontrada com hematomas na cabeça e olhos inchados enquanto estava internada na instituição. A vítima, que foi identificada Elenita Assunção, sofre de demência. A casa de repouso fica no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

De acordo com a família, o caso aconteceu há cerca de 10 dias. A idosa ficava na casa de repouso durante a semana e com os parentes durantes os finais de semana. Em uma visita, Elenita foi encontrada com diversas marcas de agressões, além de apresentar inchaço nos olhos.

"Quando cheguei as cuidadoras do plantão disseram que aconteceu no plantão anterior e elas não sabiam o que me dizer o que ocorreu. Se minha mãe foi espancada teria que ter um socorro", disse Daniele Assunção, filha da idosa

Vídeo: https://globoplay.globo.com/v/11815482/


A família solicitou imagens de câmeras de segurança a instituição que alegou problemas técnicos. A idosa foi retirada do asilo e os parentes registraram a ocorrência na Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso.

Elenita vai passar por um exame de lesões e tem audiência marcada. O g1 Bahia procurou os responsáveis pela instituição, mas não conseguiu respostas.

Violência contra o idoso

Casos de violência contra idosos vem crescendo na Bahia — Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

Casos de violência contra idosos vem crescendo na Bahia — Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

Em dados fornecidos pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, os idosos são o terceiro grupo que mais sofre abuso na Bahia, atrás apenas de mulheres e crianças e adolescentes. Além disso, mais de 12 mil denúncias em casos de violência contra idosos foram registrados em 2023.

Ao todo, cerca de 16 mil violações contra este grupo foram registradas em todo o estado. Em casos de ferir a integridade física ou psíquica da vítima, a pena pode chegar a um ano, além de uma multa. Em situações de agressões graves ou morte a reclusão pode atingir quatro ou doze anos respectivamente.


Fonte: G1 BA

Comunicar erro

Comentários