publicidade
cria
IMPRESSO MAIS

Motorista de ônibus envolvido em acidente que resultou na morte de 9 pessoas na BA vai responder por homic√≠dio culposo; assista v√≠deo

Acidente aconteceu no dia 11 de abril, em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, a 200km do ponto de chegada, Porto Seguro.

Por Redação G1 BA e TV Santa Cruz em 27/05/2024 às 19:44:52
Acidente aconteceu por volta das 4h30, em trecho de Teixeira de Freitas ¬- Foto: Lenio Cidreira/ Liberdade News

Acidente aconteceu por volta das 4h30, em trecho de Teixeira de Freitas ÔŅĹ- Foto: Lenio Cidreira/ Liberdade News

A Polícia Civil de Teixeira de Freitas, cidade localizada no extremo sul do estado, concluiu as investigações sobre o acidente de ônibus ocorrido no dia 11 de abril deste ano, na BR-101, que resultou na morte de nove pessoas e deixou outras 18 feridas.

Câmera registrou momento após acidente na BR-101; 9 pessoas morreram e 23 ficaram feridas vídeo: https://g1.globo.com/ba/bahia/video/camera-registra-momento-apos-acidente-na-br-101-9-pessoas-morreram-e-23-ficaram-feridas-12511768.ghtml

O veículo tombou no trecho de Teixeira de Freitas, após sair do Rio de Janeiro, com destino a Porto Seguro, também no extremo sul baiano.

Durante as investigações, concluiu-se que o motorista dirigia em uma velocidade incompatível para a rodovia e não havia nenhum veículo vindo na direção contr√°ria realizando uma ultrapassagem que o obrigasse a desviar o ônibus, como ele havia alegado.

Durante o interrogatório, o motorista atribuiu a causa do acidente a um suposto veículo que realizou uma ultrapassagem indevida, forçando-o a desviar o ônibus para o acostamento, o que teria resultado na perda de controle.

Em seguida, supostamente por causa disso, o ônibus caiu em uma canaleta fluvial e passou por cima de cocos que estavam na pista, provocando a instabilidade do veículo, que arrastou sua lateral no barranco, até tombar.

Segundo a Polícia Civil, o ônibus desenvolvia velocidade superior a 110 km/h em um trecho que h√° quatro placas que alertam para o risco da curva.

A primeira placa informa "Curva com alto índice de acidentes"; a segunda placa, "Curva perigosa a 300"; a terceira placa, "Curva Perigosa a 200" e a quarta placa, "Curva Perigosa a 100".

Duas testemunhas que viajavam logo atr√°s do ônibus confirmaram para a polícia que o veículo estava em alta velocidade. O automóvel em que essas testemunhas estavam possuía um sistema de gravação em vídeo, que filmou o ônibus segundos antes do acidente, rebatendo a versão do motorista.

Poucas horas após o acidente, a Polícia Civil realizou uma espécie de Força Tarefa, envolvendo todo o efetivo disponível, para colher os depoimentos dos sobreviventes, em sua maioria ainda no hospital, expedir guias para perícias, além de outras medidas de polícia judici√°ria, tanto na busca de identificar a causa do acidente, como para minimizar a revitimização e trauma das vítimas.

Além de lesões leves, houve também casos de lesões graves e gravíssimas, como amputação de braço e dedos da mão.

Conforme informado pela Polícia Civil, o condutor do ônibus foi indiciado nove vezes pelo crime de homicídio culposo, com a causa do aumento prevista no inciso IV do ¬ß1¬ļ do Art. 302 do Código de Trânsito Brasileiro; e dezoito vezes pelo crime de lesão corporal no trânsito, previsto no Art. 303 do mesmo diploma legal, crimes estes em concurso formal, conforme previsão do Art. 70 do Código Penal Brasileiro.

As investigações apontaram que o motorista substituto dormia no momento do acidente, logo, não foi atribuída a ele qualquer conduta criminosa, seja por dolo ou culpa.

O inquérito foi encaminhado ao Poder Judici√°rio e distribuído eletronicamente para a 1¬™ Vara Criminal da Comarca de Teixeira de Freitas, com o indiciamento do motorista.


Acidente na BA deixa mortos e feridos — Foto: g1

Acidente na BA deixa mortos e feridos — Foto: g1


Como o tombamento ocorreu?

O ônibus da empresa RM Viagens e Turismo pegou passageiros nos bairros de Bangu e Campo Grande, e saiu do Rio de Janeiro por volta das 13h do dia 10 de abril. A previsão era chegar a Porto Seguro às 9h do dia 11 após um trajeto de cerca de 1.100 quilômetros.

O veículo tombou a 200 km de distância do destino. Imagens registradas no local mostraram o ônibus em um barranco, em cima de uma valeta que faz drenagem de √°gua. O trecho é uma curva.

Quem foram as vítimas?

Todas as nove vítimas que morreram após o acidente tiveram os nomes divulgados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município. Segundo a passageira Vânia Mathias de Jesus, eles integravam um grupo de aposentados que faz excursões h√° mais de 20 anos.

Confira nomes abaixo:

  • Cléa da Conceição Faria
  • Conceição Maria dos Santos Rangel
  • Glória Regina do Nascimento Cunha
  • Irapuã de Azevedo
  • Maria José Nicomedes Sinfrônio
  • Regina Maura Feitosa
  • Valter Nery
  • Ronaldo do Espírito Santo de Oliveira
  • Doralice da Conceição de Azeredo

Qual a versão do motorista?

O motorista Carlos Alberto Silva, que conduzia o ônibus no momento, disse que o tombamento ocorreu quando tentou desviar de um carro que ultrapassava outro veículo.

"Eu tentei tirar dele pra não bater de frente com um carro menor e no acostamento tinha muito coco, que deve ter tombado uma carreta de coco ali, e ao frear e tentar sair, o ônibus escorregou a dianteira, que foi onde ele caiu na vala".

O passageiro José Carlos Ranique também relatou que o motorista foi surpreendido por um carro, vindo na direção contr√°ria com farol muito alto.

Quais eram as condições do veículo?

De acordo com a Ag√™ncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus envolvido no acidente é habilitado para o transporte interestadual de passageiros na modalidade fretamento. O veículo também possui Certificado de Segurança Veicular (CSV) e tacógrafo regularizados.

J√° a RM Turismo, empresa respons√°vel pelo transporte, acrescentou que est√° empenhada em prestar todo o suporte necess√°rio aos envolvidos e se colocou à disposição para fornecer informações que possam amenizar os impactos do acidente.


Veículo tinha como Porto Seguro como destino — Foto: L√™nio Cidreira / Liberdade News

Veículo tinha como Porto Seguro como destino — Foto: L√™nio Cidreira / Liberdade News



Fonte: G1 BA

Comunicar erro
IMPRESSO MAIS 2

Coment√°rios