Acidente aconteceu por volta das 4h30, em trecho de Teixeira de Freitas Foto: Lenio Cidreira/ Liberdade News
A Polícia Civil de Teixeira de Freitas, cidade localizada no extremo sul do estado, concluiu as investigações sobre o acidente de ônibus ocorrido no dia 11 de abril deste ano, na BR-101, que resultou na morte de nove pessoas e deixou outras 18 feridas.
Câmera registrou momento após acidente na BR-101; 9 pessoas morreram e 23 ficaram feridas vídeo: https://g1.globo.com/ba/bahia/video/camera-registra-momento-apos-acidente-na-br-101-9-pessoas-morreram-e-23-ficaram-feridas-12511768.ghtml
O veículo tombou no trecho de Teixeira de Freitas, após sair do Rio de Janeiro, com destino a Porto Seguro, também no extremo sul baiano.
Durante as investigações, concluiu-se que o motorista dirigia em uma velocidade incompatível para a rodovia e não havia nenhum veículo vindo na direção contrária realizando uma ultrapassagem que o obrigasse a desviar o ônibus, como ele havia alegado.
Durante o interrogatório, o motorista atribuiu a causa do acidente a um suposto veículo que realizou uma ultrapassagem indevida, forçando-o a desviar o ônibus para o acostamento, o que teria resultado na perda de controle.
Em seguida, supostamente por causa disso, o ônibus caiu em uma canaleta fluvial e passou por cima de cocos que estavam na pista, provocando a instabilidade do veículo, que arrastou sua lateral no barranco, até tombar.
Segundo a Polícia Civil, o ônibus desenvolvia velocidade superior a 110 km/h em um trecho que há quatro placas que alertam para o risco da curva.
A primeira placa informa "Curva com alto índice de acidentes"; a segunda placa, "Curva perigosa a 300"; a terceira placa, "Curva Perigosa a 200" e a quarta placa, "Curva Perigosa a 100".
Duas testemunhas que viajavam logo atrás do ônibus confirmaram para a polícia que o veículo estava em alta velocidade. O automóvel em que essas testemunhas estavam possuía um sistema de gravação em vídeo, que filmou o ônibus segundos antes do acidente, rebatendo a versão do motorista.
Poucas horas após o acidente, a Polícia Civil realizou uma espécie de Força Tarefa, envolvendo todo o efetivo disponível, para colher os depoimentos dos sobreviventes, em sua maioria ainda no hospital, expedir guias para perícias, além de outras medidas de polícia judiciária, tanto na busca de identificar a causa do acidente, como para minimizar a revitimização e trauma das vítimas.
Além de lesões leves, houve também casos de lesões graves e gravíssimas, como amputação de braço e dedos da mão.
Conforme informado pela Polícia Civil, o condutor do ônibus foi indiciado nove vezes pelo crime de homicídio culposo, com a causa do aumento prevista no inciso IV do §1º do Art. 302 do Código de Trânsito Brasileiro; e dezoito vezes pelo crime de lesão corporal no trânsito, previsto no Art. 303 do mesmo diploma legal, crimes estes em concurso formal, conforme previsão do Art. 70 do Código Penal Brasileiro.
As investigações apontaram que o motorista substituto dormia no momento do acidente, logo, não foi atribuída a ele qualquer conduta criminosa, seja por dolo ou culpa.
O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e distribuído eletronicamente para a 1ª Vara Criminal da Comarca de Teixeira de Freitas, com o indiciamento do motorista.
Acidente na BA deixa mortos e feridos — Foto: g1
O ônibus da empresa RM Viagens e Turismo pegou passageiros nos bairros de Bangu e Campo Grande, e saiu do Rio de Janeiro por volta das 13h do dia 10 de abril. A previsão era chegar a Porto Seguro às 9h do dia 11 após um trajeto de cerca de 1.100 quilômetros.
O veículo tombou a 200 km de distância do destino. Imagens registradas no local mostraram o ônibus em um barranco, em cima de uma valeta que faz drenagem de água. O trecho é uma curva.
Todas as nove vítimas que morreram após o acidente tiveram os nomes divulgados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município. Segundo a passageira Vânia Mathias de Jesus, eles integravam um grupo de aposentados que faz excursões há mais de 20 anos.
Confira nomes abaixo:
O motorista Carlos Alberto Silva, que conduzia o ônibus no momento, disse que o tombamento ocorreu quando tentou desviar de um carro que ultrapassava outro veículo.
"Eu tentei tirar dele pra não bater de frente com um carro menor e no acostamento tinha muito coco, que deve ter tombado uma carreta de coco ali, e ao frear e tentar sair, o ônibus escorregou a dianteira, que foi onde ele caiu na vala".
O passageiro José Carlos Ranique também relatou que o motorista foi surpreendido por um carro, vindo na direção contrária com farol muito alto.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus envolvido no acidente é habilitado para o transporte interestadual de passageiros na modalidade fretamento. O veículo também possui Certificado de Segurança Veicular (CSV) e tacógrafo regularizados.
Já a RM Turismo, empresa responsável pelo transporte, acrescentou que está empenhada em prestar todo o suporte necessário aos envolvidos e se colocou à disposição para fornecer informações que possam amenizar os impactos do acidente.
Veículo tinha como Porto Seguro como destino — Foto: Lênio Cidreira / Liberdade News
Fonte: G1 BA