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Mais de 50% das crianças do 2Âș ano do fundamental não conseguem ler

Mais da metade das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental da rede pĂșblica não aprenderam a ler e escrever no Brasil.

Por Redação Agência Brasil em 30/01/2024 às 12:35:52

Mais da metade das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental da rede pĂșblica não aprenderam a ler e escrever no Brasil. A informação é do Fundo Internacional de EmergĂȘncia das Nações Unidas para a InfĂąncia (Unicef), com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação BĂĄsica (Saeb) de 2021.

Segundo o Unicef, os resultados indicam que 56% dessas crianças não foram alfabetizadas na faixa etĂĄria esperada e elas se somam a outros milhares de meninas e meninos no Brasil que estão na escola sem saber ler e escrever.

A situação jĂĄ era preocupante antes da pandemia da covid 19, quando o paĂ­s registrava quase 40% de crianças não alfabetizadas no segundo ano do ensino fundamental, e se agravou ao longo da emergĂȘncia mundial.

A oficial de Educação do Unicef, JĂșlia Ribeiro, afirma que a pandemia teve um grande impacto nesses resultados com a redução dos dias letivos, dificuldade de acesso aos materiais educacionais e a falta de um profissional orientando os alunos de forma próxima.

Segundo a especialista, a alfabetização é uma etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes e a perda desse momento pode repercutir não só no seu desempenho acadĂȘmico, mas em toda a sua vida.

JĂșlia avalia que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - lançado em 2023 pelo Ministério da Educação - estĂĄ alinhado às principais estratégias para enfrentar o problema.

O programa - realizado em parceria com estados e municĂ­pios - prevĂȘ medidas para assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do Ensino Fundamental, além da recomposição das aprendizagens das crianças do 3Âș, 4Âș e 5Âș ano que foram afetadas pela pandemia.

Acompanhamento

A oficial de Educação do Unicef reforça, no entanto, que é preciso acompanhamento e monitoramento constante da iniciativa para que ela seja implementada corretamente e alcance os resultados esperados.

O Ministério da Educação informou, em nota, que 100% dos estados aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e quase a totalidade dos municĂ­pios do paĂ­s. Ainda de acordo com o MEC, mais de R$ 620 milhões de investimentos do programa foram executados no ano passado.

Entre os projetos, estão a designação de mais de seis mil articuladores, com potencial de beneficiar mais de 15 milhões de crianças desde a educação infantil, e a instalação de Cantinho de Leitura nas escolas com turma de educação infantil.

A iniciativa também formalizou junto a cinco universidades - uma em cada região do paĂ­s - parceria de oferta de formação continuada do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil para a etapa da pré-escola.



Fonte: AgĂȘncia Brasil

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