publicidade
cria

Desafio da Previdência é reduzir fila da perícia, diz Carlos Lupi

O maior desafio da Previd√™ncia Social √© reduzir a fila da per√≠cia m√©dica: de 1,8 milhão de pessoas que aguardam atendimento do INSS, mais de 1 milhão esperam pela per√≠cia.

Por Redação Agência Brasil em 23/05/2023 às 02:07:37

Além disso, no próximo m√™s, o Ministério da Previd√™ncia pretende concluir um conv√™nio com o Ministério da Sa√ļde para informatizar os atestados médicos para fins de licenças de sa√ļde. De acordo com Lupi, 30% desses documentos chegam ileg√≠veis ao INSS.

"Olha só que coisa absurda, mas eu tenho que falar: 30% das pessoas que recebem um atestado médico para tirar a licença sa√ļde, o setor administrativo não consegue ler [o atestado], porque a letra de médico, com todo respeito, é uma letra com alguma dificuldade [de leitura]. Então, o que acontece? O Ministério da Sa√ļde vai colocar isso no computador e vai ficar informatizado o atestado. Então eu não vou precisar de ninguém para interpretar. J√° est√° ali uma validade imediata."

Outra medida que deve ser tomada para reduzir a fila da per√≠cia médica é o uso da telemedicina. Segundo o ministro da Previd√™ncia, o atendimento online ser√° destinado para alguns casos e j√° entra em vigor no segundo semestre deste ano.

"Alguém precisa fazer uma pessoa andar 400, 500 quilômetros, para mostrar que est√° com problema na perna, que não pode andar, que est√° paraplégica, que est√° cega? Ser√° que usando um celular, uma imagem de computador não d√° pra ver e atestar isso? Na hora que tiver d√ļvida, a√≠ sim precisa ir para a per√≠cia [presencial]."

Em fevereiro, quando anunciou a realização de mutirões para reduzir fila da per√≠cia médica, o ministro Carlos Lupi destacou que o atendimento se daria com prioridade aos estados que concentram as maiores filas de benefici√°rios: Bahia, Cear√° e Pernambuco.



Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Coment√°rios