publicidade
cria

Trabalhadores são encontrados em condições análogas à escravidão em obra de Piatã

Homens viviam em residência precária próxima à obra

Por Redação VN em 27/02/2021 às 19:10:22
 Divulgação / Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA)

Divulgação / Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA)

Oito trabalhadores foram encontrados em condições análogas à escravidão em uma obra de construção civil no bairro de Piatã, em Salvador. Eles foram resgatados na sexta-feira (26).

Segundo a Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA), os homens moravam em uma casa próxima à obra, que teria sido liberada, pela pessoa que responsável pela obra, para os trabalhadores. No local, ao ser realizada uma inspeção, os auditores constataram que não a residência não tinha estrutura para abrigar as vítimas.

A casa não tinha portas, nem piso no chão. Os pertences dos trabalhadores estavam espalhados e sujos, e não havia armários para que os homens pudessem guardar suas roupas.

Além disso, não havia um local adequado para que eles guardassem os alimentos, a casa não possuía um banheiro em condições de uso e as instalações elétricas eram precárias.

Não apenas no imóvel foram encontradas irregularidades, mas também no canteiro de obras. A obra, máquinas e equipamentos foram embargados.

Segundo a SRT-BA, os trabalhadores vieram dos municípios de Nova Soure e Olindina, ambos localizados no interior da Bahia.

Com o depoimento dos trabalhadores e do homem apontado como responsável pela obra prestarem depoimento, o suspeito terá, agora, que providenciar um alojamento adequado para os trabalhadores, além de pagar verbas rescisórias.

Os próximos passos serão a quitação das verbas rescisórias, pelo homem que selecionou os trabalhadores, com conferência dos valores pelos auditores-fiscais do trabalho; a entrega das guias de seguro desemprego do trabalhador resgatado aos oito trabalhadores; e a lavratura, pelos auditores,

De acordo com dados da SRT-BA, 70 trabalhadores já foram resgatados em condições análogas à escravidão na Bahia em 2020. No mesmo ano, 102 baianos foram resgatados em todo o país.


APOIADORES DO SITE:


Fonte: Varela Notícias

Comunicar erro

Comentários