publicidade
cria

Agentes Comunit√°rios de Sa√ļde (ACS) de Cabo Frio recebem capacita√ß√£o a partir de segunda (25)

Ao todo, 61 profissionais, de ambos os distritos, v√£o participar do treinamento

Por SERGIO RIOS em 24/01/2021 às 01:10:16

A Prefeitura de Cabo Frio inicia nesta segunda-feira (25) o Curso Introdutório de Agentes Comunit√°rios de Sa√ļde (ACS). Coordenada pela Aten√ß√£o B√°sica, a capacita√ß√£o é voltada para os novos 61 profissionais da sa√ļde de ambos os distritos, ter√° dura√ß√£o de tr√™s semanas, carga hor√°ria de 40 horas e direito à certificado. Haver√° também uma prova ao final do treinamento.

No primeiro distrito a capacita√ß√£o ser√° realizada na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no bairro Perynas, e no segundo distrito na Escola Terra dos Papagaios, em Unamar. O Curso Introdutório é organizado pelo psicólogo Sady Marchesin e pela enfermeira Leila Tomazinho. O objetivo do treinamento é preparar os agentes para a pr√°tica di√°ria do trabalho com informa√ß√Ķes sobre quais as atribui√ß√Ķes gerais e espec√≠ficas, entre outros dados necess√°rios à atua√ß√£o destes profissionais.

"Além de obrigatória, a presen√ßa dos agentes comunit√°rios de sa√ļde na estrutura da Aten√ß√£o B√°sica é fundamental porque sua atua√ß√£o é de preven√ß√£o às doen√ßas e de promo√ß√£o à sa√ļde. O curso é importante porque qualifica os profissionais para o exerc√≠cio de suas fun√ß√Ķes", explicou a sanitarista Érika Borges, subsecret√°ria de Aten√ß√£o B√°sica de Cabo Frio, acrescentando que atualmente, o munic√≠pio possuiu 222 agentes comunit√°rios de sa√ļde que atuam em 36 equipes de Estratégia em Sa√ļde da Fam√≠lia (ESF) em 27 unidades f√≠sicas.

Todos os 61 agentes comunit√°rios de sa√ļde também receberam treinamento, na √ļltima semana, no sistema de lan√ßamento de dados da Secretaria de Sa√ļde. A ferramenta abriga as informa√ß√Ķes coletadas das fam√≠lias referente à √°rea de atua√ß√£o de cada agente. A consolida√ß√£o e an√°lise de dados é uma das estratégias que ajuda a nortear as a√ß√Ķes da Aten√ß√£o B√°sica em Cabo Frio.

ASPECTOS DO CURSO INTRODUTÓRIO

No treinamento, ser√£o abordados assuntos como o que é ser um ACS, preenchimento de cadastros domiciliares, individuais e territoriais, entre outros; o que é educa√ß√£o em sa√ļde; o que é Aten√ß√£o B√°sica em Sa√ļde e para que serve; diretrizes de sa√ļde p√ļblica brasileira; o que é a Pol√≠tica Nacional de Aten√ß√£o B√°sica (PNAB) e suas estruturas, responsabilidades, atua√ß√Ķes e demais assuntos pertinentes à √°rea.

Também ser√£o apresentados aos agentes temas como indicadores /metas – Previne Brasil: cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com press√£o arterial aferida em cada semestre; percentual de diabéticos com solicita√ß√£o de hemoglobina glicada. Também ser√£o discutidas informa√ß√Ķes sobre pré-natal, Programa Bolsa Fam√≠lia (PBF), teste do pezinho, atendimentos de hiperdia, atendimento de odontologia etc.

ENFERMEIROS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM S√ÉO TREINADOS PELO PMI

Nesta semana, a Coordena√ß√£o do Programa Municipal de Imuniza√ß√£o de Cabo Frio (PMI) também realizou treinamento, no Hospital-Dia, para 17 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. A capacita√ß√£o, realizada antes do in√≠cio da vacina√ß√£o contra a Covid-19, fez parte da log√≠stica de prepara√ß√£o e organiza√ß√£o da campanha contra o coronav√≠rus.

Na ocasi√£o, os servidores receberam as orienta√ß√Ķes do Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacina√ß√£o contra a Covid-19 e da Secretaria de Estado de Sa√ļde (SES) sobre os critérios de abordagem em cada unidade hospitalar; como usar o registro de vacina√ß√£o do Data SUS; sobre a bula de rea√ß√Ķes adversas pós vacina√ß√£o entre outros aspectos pertinentes a uma a√ß√£o deste porte.


APOIADORES DO SITE:



Fonte: Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Site: Agentes Comunit√°rios de Sa√ļde de Cabo Frio recebem capacita√ß√£o a partir de segunda (25) - Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Comunicar erro

Coment√°rios