publicidade
cria

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Cabo Frio recebem capacitação a partir de segunda (25)

Ao todo, 61 profissionais, de ambos os distritos, vão participar do treinamento

Por SERGIO RIOS em 24/01/2021 às 01:10:16

A Prefeitura de Cabo Frio inicia nesta segunda-feira (25) o Curso Introdutório de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Coordenada pela Atenção Básica, a capacitação é voltada para os novos 61 profissionais da saúde de ambos os distritos, terá duração de três semanas, carga horária de 40 horas e direito à certificado. Haverá também uma prova ao final do treinamento.

No primeiro distrito a capacitação será realizada na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no bairro Perynas, e no segundo distrito na Escola Terra dos Papagaios, em Unamar. O Curso Introdutório é organizado pelo psicólogo Sady Marchesin e pela enfermeira Leila Tomazinho. O objetivo do treinamento é preparar os agentes para a prática diária do trabalho com informações sobre quais as atribuições gerais e específicas, entre outros dados necessários à atuação destes profissionais.

"Além de obrigatória, a presença dos agentes comunitários de saúde na estrutura da Atenção Básica é fundamental porque sua atuação é de prevenção às doenças e de promoção à saúde. O curso é importante porque qualifica os profissionais para o exercício de suas funções", explicou a sanitarista Érika Borges, subsecretária de Atenção Básica de Cabo Frio, acrescentando que atualmente, o município possuiu 222 agentes comunitários de saúde que atuam em 36 equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF) em 27 unidades físicas.

Todos os 61 agentes comunitários de saúde também receberam treinamento, na última semana, no sistema de lançamento de dados da Secretaria de Saúde. A ferramenta abriga as informações coletadas das famílias referente à área de atuação de cada agente. A consolidação e análise de dados é uma das estratégias que ajuda a nortear as ações da Atenção Básica em Cabo Frio.

ASPECTOS DO CURSO INTRODUTÓRIO

No treinamento, serão abordados assuntos como o que é ser um ACS, preenchimento de cadastros domiciliares, individuais e territoriais, entre outros; o que é educação em saúde; o que é Atenção Básica em Saúde e para que serve; diretrizes de saúde pública brasileira; o que é a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e suas estruturas, responsabilidades, atuações e demais assuntos pertinentes à área.

Também serão apresentados aos agentes temas como indicadores /metas – Previne Brasil: cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada. Também serão discutidas informações sobre pré-natal, Programa Bolsa Família (PBF), teste do pezinho, atendimentos de hiperdia, atendimento de odontologia etc.

ENFERMEIROS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM SÃO TREINADOS PELO PMI

Nesta semana, a Coordenação do Programa Municipal de Imunização de Cabo Frio (PMI) também realizou treinamento, no Hospital-Dia, para 17 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. A capacitação, realizada antes do início da vacinação contra a Covid-19, fez parte da logística de preparação e organização da campanha contra o coronavírus.

Na ocasião, os servidores receberam as orientações do Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) sobre os critérios de abordagem em cada unidade hospitalar; como usar o registro de vacinação do Data SUS; sobre a bula de reações adversas pós vacinação entre outros aspectos pertinentes a uma ação deste porte.


APOIADORES DO SITE:



Fonte: Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Site: Agentes Comunitários de Saúde de Cabo Frio recebem capacitação a partir de segunda (25) - Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Comunicar erro

Comentários